|
Num artigo de ‘Semaine Religieuse de Soissons’, de 11 de agosto de 1877, lê-se: “Saint-Quentin, Instituição São João. O estabelecimento de ensino que o Sr. Lecompte possui nesta cidade está para receber um novo impulso sob o nome de Instituição São João. O ensino será assegurado por um grupo de eclesiásticos, sob o patrocínio do Bispo de Soissons. São pessoas que adquiriram experiência de ensino após muitos anos de docência... A distribuição dos Prémios da pensão Lecompte teve lugar sábado, na presença de um público numeroso e simpático. O Rev.do Dehon falou da educação cristã e o Senhor Presidente deu as boas-vindas à nova instituição” (Semaine Religieuse de Soissons, 11.08.1877)
O bispo de Soissons, Mons. Thibaudier, tinha grande interesse na fundação de um colégio na sua diocese. O Padre Dehon foi escolhido para dirigir essa instituição, não só pela sua formação, os seus interesses e actividades pastorais, mas também por se encontrar num processo de discernimento da eventual fundação de uma Congregação. Assim, os interesses do Bispo aproximavam-se dos de Dehon. O encontro crucial que este teve com Mons. Thibaudier, a 8 de Janeiro de 1877, vem assim descrito nas Notes sur l’Histoire de Ma Vie:
“Abri-me a esse respeito com quem tinha autoridade para me dizer qual era a vontade de Deus, com Mons. Thibaudier. Apresentava-se-me um expediente prático, e propus-lhe: Vossa Excelência quer um colégio eclesiástico em Saint-Quentin, pois digo-lhe que talvez fosse a maneira de começar uma Congregação reparadora; poderia ser fundada à sombra de um colégio” (NHV XII, 164).
Anos mais tarde, porém, na carta ‘Souvenirs’ que, em 1912, endereçará à Congregação, a iniciativa que liga estreitamente a fundação da Congregação à de São João, é apresentada de maneira muito diferente pelo Padre Dehon. Nesta, é Mons. Thibaudier, e não Dehon, quem propõe fundar a Congregação na Instituição São João:
“Falei com o nosso bom bispo, Mons. Thibaudier. Reflectiu e fez-me a seguinte proposta: ‘O Senhor deseja fundar uma Congregação de sacerdotes e eu queria um colégio em Saint-Quentin. Poderia iniciar a sua obra num colégio’ ” (Souvenirs, 14.3.1912, III). Seja como for, a 4 de Julho de 1877, Leão Dehon comprou a Casa Lecompte, na rua Richelieu.... |
|
|
|